Você poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de junho de 2014

Corrigindo o Modo de pensar -2



Se  fosse possível resumir todos os sentimentos espirituais numa única frase, esta chegaria bem perto: 
" Faça  com que seu estado mental seja mais importante do que o que  você estiver  fazendo"

Tenho praticado o suficiente para saber que o ato de esvaziar a mente e deixar os pensamentos fluírem é bem melhor e mais saudável do que  a sensação oposta. Embora  já tivesse dado alguns passos  na direção certa,sentia que meu estado de espiritualidade não  estava completamente em paz. Por que eu tinha que passar por essa pequena provação? Por que não se pode fazer  com alegria meia dúzia  de pequenas tarefas?

Meu erro foi ter deixado as circunstâncias serem mais importantes do que o meu estado de espírito. Agora, para reverter isso, era preciso desbloquear minha  mente. Para isso, era  necessário cumprir  três etapas:

1ª -  Para  eliminar  o que impede a experiência  de plenitude e paz,você precisa examinar o impedimento.

[...]  Para falar a verdade  eu não estava exatamente  irritado por ter  interrompido meu trabalho para  fazer os cachorros  quentes para  os  meus  filhos, apenas me sentia um tanto  chateado com a sensação de que estava deixando de fazer   coisas  importantes e,claro, em conflito por estrar experimentando todos  esses  sentimentos.[...]

Quando me aprofundei no que estava sentindo, encontrei o pensamento que estava  bloqueando tudo: " Eu não deveria ter de  fazer o que não quero fazer" . Mas, logo me dei  conta  de quem  nem  mesmo eu acreditava  nessa ideia. Faço coisas  que não quero fazer  o tempo todo e, neste caso específico, eu queria  fazer   a comida dos meus  filhos e queria  ler  a proposta que  me  foi enviada.

Percebi que, na tentativa de entender o que eu realmente queria fazer, eu teria sabotado todo o  processo de  desprendimento  se houvesse desejado que os meus  filhos ou a situação mudassem.

Sempre  que desejamos  que as pessoas mudem ou que as circunstâncias  nos sejam favoráveis, estamos de  alguma  forma,nos eximindo da responsabilidade  por nosso  estado  mental. É  como se assumíssemos o papel de vítimas e ficássemos  torcendo para sermos poupados. Com certeza, existem vítimas  de verdade, mas  em geral, nos colocamos  desnecessária mente  neste  papel. E fazemos  isso todos os dias.

Quando o objetivo é manter o senso  de integridade, independente do que acontecer à nossa volta,não nos tornamos vítimas. Nada  fica  "fora de controle" se quisermos. Somos  nós que  deixamos  as pessoas  e as situações  serem quem são e o que  são. Isto não quer  dizer que aprovamos a maneira como se comportam e também não significa que deixamos de nos proteger das pessoas  destrutivas.

O problema é que pressionar  o coração dos outros não  muda  seus  corações. Apenas c ria um conflito,que divide a mente e confunde as nossas emoções. Ninguém em tempo algum se tornou  mais sensível ou mais  ponderado por ser julgado,maltratado ou atemorizado.


2ª  etapa: Para  superar o bloqueio, você precisa ter muita clareza do que quer.

Esta etapa parecia fácil. Afinal eu queria  fazer os cachorros quentes,atender o pedido dos meus  filhos e ser capaz de alterar  minha agenda  de trabalho - Tudo isso  em paz. 

Para  falar a verdade eu ansiava pela paz mais do que o pensamento que a estava bloqueando.
Refleti sobre  minha sinceridade a respeito de tudo isso. 
Achei que estava bem sólida.
Ok. Etapa resolvida.

3ª etapa: Para atingir a plenitude,você  deve reagir a partir da mente  íntegra, não da mente em conflito.

Esta etapa já soava  mais  difícil. Para  começar, era preciso descobrir a plenitude  que existe  dentro  de cada um de nós. Que todos  nós a possuímos é fato, mas trazê-la  à tona  é outra história. Em geral, nos sentimos  em paz quando estabelecemos uma ligação  amarosa  com as outras  pessoas. Mas, se a mente arrisca um pensamento perturbador e se as duas  primeiras etapas desse processo não forem realizadas com sinceridade, corre-se o risco de escorregar  e cair  nova,ente  no velho estado mental conflitante.

Para evitar esse risco é preciso  agir  com pureza  de alma. Será que  sinceramente  desejamos a paz aos  que  estão à nossa volta? Será que sinceramente desejamos uma mente que  conheça a  serenidade e que tenha  uma profunda ligação como nosso  parceiro(a), com nosso filhos, pais, irmãos e amigos? Ou seria  melhor resguardar nosso coração e permanecer em posição  de julgar  e de estar  sempre  com a razão?

Esta etapa pode se tornar um tanto complicada, especialmente se surgir a tentação de controlar nossas emoções mais destrutivas e impulsos mais  sombrios. Esses sentimentos  de fato exigem controle,mas a verdade é que não se  está em guerra  com as circunstâncias ou comportamentos e pensamentos. É exatamente o contrário. 

Quando se está numa batalha inútil, o melhor  a fazer  é abandonar o campo de batalha.

A razão pela  qual um bicho traz  felicidade a seu dono, um filho a seus pais e uma mulher a seu marido, é  que sentimos amor. Quando não se ama, o mais dedicado bichinho,planta,filho ou amante não tocará o nosso coração.

Por milhares de anos, nos disseram que o amor é maravilhoso. A  maioria das pessoas acredita que ser amado é uma sensação maravilhosa. E é. Mas, antes de  você conhecer  "o amor", é preciso amar. Quando se ama, você recebe mais  do que a sensação  de  ser amado. 

Como é  fato que, as pessoas  amam, elas  ficam completamente envolvidas na sensação do amor,há pais e mães que se sentem felizes por serem amados  pelos  filhos problemáticos,seus  bichinhos  complicados  e seus  parceiros obesos. Encontramos casais  muito idosos que, obviamente,não são mais atraentes como eram, mas  conseguem enxergar e sentir a beleza do amor.
Para  que isto aconteça, basta acessar sua mente amorosa e tranquila - Não a mente  preocupada e fragmentada.

Saiba que ninguém passa diretamente de uma abordagem conflitante  para  uma  de pura unidade  e paz. Para ser realista,fazer o melhor possível hoje  já é  ótimo. Basta  um pequeno progresso a cada  dia, afinal, é o rumo que importa. Este  é, sem dúvida, um objetivo mais  estimulante  e mais  produtivo do que  tentar  a realização  total e plena.

Hugh Prather






Nenhum comentário:

Postar um comentário