Você poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 1 de setembro de 2013

Efeitos da música no cérebro





Sabemos que a música interfere em nosso estado de ânimo, de fato, escutá-la é um método recomendado por especialistas para fins de relaxamento, distração da dor, psicoterapia e bem-estar, mas os estudos sobre o impacto da música a nível neuronal ainda não foram suficientemente explorados.

Recentemente Mona Lisa Chanda e Daniel Levitin publicaram em Trends in Cognitive Science que o emprego da música com fins curativos tem uma base empírica e é
necessário esclarecer cientificamente seus efeitos. Para isto mostraram os vários estudos que vinculam a música a processos neuroquímicos específicos. Em sua análise buscaram padrões na evidência científica que sustentassem a intervenção da música na química cerebral.



Chanda e Levitin classificaram 4 áreas em que a música intervém nos processos neurológicos: estresse, reduzindo a ansiedade; imunidade, fortalecendo as defesas; afiliação social, estimulando os vínculos sociais e por último, motivação, gratificação e prazer.

Os pesquisadores também fizeram conexões entre estas áreas e quatro neuroquímicos primários: cortisol, serotonina, oxitocina e opióides.

Outras análises revisadas por Chanda e Levitin, mostraram que participar em um grupo de canto pode liberar oxitocina, e com isto fomentar os sentimentos de conexão social. A música também diminui os níveis de ansiedade nas pessoas antes de uma cirurgia, ainda mais para os que consomem ansiolíticos.

A grande vantagem dos tratamentos com música é sua efetividade, ademais são completamente naturais, praticamente não têm custo e não provocam efeitos colaterais; enquanto os ansiolíticos fornecidos para obter os mesmos resultados gerados pela simples audição da música, alteram drasticamente a química cerebral e causam efeitos secundários. 
Dica - Procure fazer suas tarefas  matinais ouvindo músicas relaxantes, sua energia   será outra durante o dia  todo. Perceba-se e notará a diferença. Aproveite é grátis.  Clic no vídeo abaixo e comece AGORA!  

Carpe Diem!
Daisi :) 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário