Você poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 25 de agosto de 2013

FALSAS NECESSIDADES





O seu sentimento e o seu pensamento tornaram-se duas coisas diferentes e esta é a neurose básica.
Aquele seu lado que pensa e aquele seu lado que sente tornaram-se dois e você identifica-se com a parte que pensa e não com a parte que sente.
E sentir é mais real do que pensar; sentir é mais natural do que pensar.
 
Você nasce com um coração que sente, mas o pensamento é cultivado, ele é-lhe dado pela sociedade. E o seu sentimento tornou-se algo suprimido.
Mesmo quando você diz que sente, você apenas pensa que sente. O sentimento tornou-se morto e isto aconteceu devido a determinadas razões.


Quando uma criança nasce, ela é um ser que sente; ela sente coisas, mas ela ainda não é um ser pensante. Ele é natural, como tudo o que é natural, como uma árvore,
um animal. Começamos entretanto a moldá-la a cultivá-la. Ela terá de suprimir os seus sentimentos, os se isto não acontecer, estará sempre com dificuldades.
 
Quando quiser chorar, não poderá fazê-lo, pois os seus pais a censurarão. Será condenada, não será apreciada e nem amada. Não será aceita como é.
Deve comportar-se de acordo com determinada ideologia, determinados ideais. Só então será amada.


Do modo como ela é, o amor não se destina a ela. Só pode ser amada se seguir determinadas regras. Tais regras são impostas, não são naturais.
O ser natural dá lugar a um ser suprimido e aquilo que não é natural, o irreal é-lhe imposto.
Esse "irreal" é a sua mente e chega um momento em que a divisão é tão grande que já não se pode mais ultrapassá-la.
Você esquece-se completamente do que a sua verdadeira natureza foi ou é.
 
Você é um falso rosto; o semblante original perdeu-se. E você também receia sentir o original, pois no momento em que o sentir toda a sociedade se voltará contra si.
Você, portanto, coloca-se contra a sua natureza real.


Isto cria uma situação muito neurótica.
Você não sabe o que quer; ignora quais são as suas necessidades reais e autênticas, pois somente um coração que sente pode dar-lhe a direcção e o significado das suas
necessidades reais.
 
Quando elas são suprimidas, você passa a criar necessidades simbólicas. Por exemplo, você pode começar a comer cada vez mais, enchendo-se de alimento, e nunca sentir que
está satisfeito.
Você tem necessidade de amor, não de comida. A comida e o amor, entretanto, estão profundamente relacionados.
 
Quando a necessidade de amor não é sentida, ou é suprimida, uma falsa necessidade de comida é criada.
Você pode continuar comendo; posto que a necessidade é falsa, ela jamais poderá ser preenchida. E vivemos entregues a falsas necessidades.
Por isso não há realizações.


Osho
 
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aprendendo com os erros




O mestre, conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com igualdade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante.
O aprendiz blasfema, levanta-se e cospe no chão traiçoeiro e continua a acompanhar seu mestre.
Depois de longa caminhada, chegaram a um lugar sagrado. Sem parar, o mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.
-Você não me ensinou nada hoje- diz o aprendiz, levando mais um tombo.
-Ensinei sim, mas você parece que não aprende – respondeu o mestre – estou tentando te ensinar como se lida com os erros da vida.
-E como lidar com eles?
- Como deveria lidar com seus tombos- respondeu o mestre- 
Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que o fez escorregar.

Voem, Águias, voem!





“A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho.
Seu coração se acelerou com emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões.
 
Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?
O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.
 
E se justamente agora isto não funcionar?
Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final: o empurrão.
 
A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não compreenderão o privilégio que é nascer águia.
 
O empurrão era o melhor presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor.
Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram!
 
Às vezes, nas nossas vidas, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o abismo. E quem sabe não são elas, as próprias circunstâncias, que nos fazem descobrir que temos asas para voar.”

Extraído do Livro – Qualidade começa em Mim – 
Dr. Tom Chung



sábado, 17 de agosto de 2013

O CORAL e suas lições



O CORAL

Lembra-me por favor,Coral vermelho,
o sangue de toda a minha gente.
Cada um de nós te sentimentos
que refletem a alegria interior.

Passa suprir minhas carências
E depois aprender a partilhar
O amor que é a minha essência,
O coração que arde dentro de mim.

A Nutrição correta provém da capacidade de prestar atenção às nossas necessidades e sentimentos. Se não estivermos conscientes de tudo que necessitamos, como poderemos nos alimentar bem? Se não tivermos sensibilidade para perceber o que os outros necessitam, como poderemos confortá-los? Se Se não estivermos conscientes dos nossos próprios corpos, como poderemos mantê-los fortes e saudáveis? A Mãe Terra coloca à nossa disposição muitos professores, que podem os ajudar a descobrir respostas a todas essas perguntas. A Mãe Terra só conseguirá nutrir-nos,oferecendo alimento e conforto, quando estivermos dispostos a ouvi-la. Assim a partir desta nova tomada de consciência,aprendemos que estamos sendo constantemente providos, aprendemos a nos alimentar através de uma maior ligação com a Mãe Terra, e aprendemos qual a melhor forma de alimentar os outros.

A Mãe Terra ama e alimenta a Todos. Essa forma de amor incondicional constitui a base da Beleza. Viver em Beleza significa uma forma de alimentar os outros. Caminhar em Beleza é caminhar suavemente com um brilho nos olhos, pensamentos carinhosos na mente e um sorriso no coração. O Coral transmite essa mensagem que simboliza a intenção original da Mãe Terra de Todas as Coisas. Nos permite alcançar maior ligação com nossos sentimentos, com a Família Planetária, e com o Berçário Aquático da Criação. O Coral nos ajuda a escutar de coração aberto e a compreender que desenvolver a sensibilidade constitui o primeiro passo para a cura. Sentir é Curar!
(Jamie Sams)

Minha eterna Gratidão pelo que recebo diariamente da Mãe terra! Namastê !!